Pacientes denunciam clínica de cirurgia plástica em SP por erros médicos e procedimentos não realizados
Pacientes denunciam clínica de cirurgia plástica em SP por erros médicos
Pacientes de uma clínica de cirurgia plástica que funciona na região da Bela Vista, no Centro de São Paulo, procuraram a polícia após relatarem problemas e prejuízos em procedimentos estéticos. Segundo as vítimas, houve erros médicos, falta de suporte no pós-operatório e cirurgias pagas que não chegaram a ser realizadas.
Uma promotora de eventos conta que pagou cerca de R$ 18 mil para fazer quatro procedimentos e, insatisfeita com o resultado, foi informada de que precisaria desembolsar mais dinheiro para refazer parte da cirurgia.
Ela afirma que acabou gastando mais R$ 3,5 mil, mas o procedimento prometido não foi entregue. Outra paciente relatou que fez um procedimento em 2023 e desenvolveu uma inflamação grave, com risco de perder a mama direita. Segundo ela, depois da complicação, a equipe não ofereceu suporte adequado.
A clínica Dr. Plástica tem como responsável Herbert Gauss Jr., que teve o registro médico cassado em novembro do ano passado pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp).
A prefeitura afirma ainda que o local, na Rua Cincinato Braga, não possui licença para funcionamento. Citada por vítimas, a médica Maria Lúcia Fontoura Gauss, esposa de Herbert, não é especialista em cirurgia plástica, segundo o Cremesp. Pelo conselho, médicos podem realizar procedimentos, mas não podem se apresentar como especialistas sem formação específica.
De acordo com a polícia, pelo menos 12 pacientes já registraram boletim de ocorrência contra a clínica.
O Cremesp reforça que quem pretende realizar cirurgias estéticas ou dermatológicas deve checar previamente o registro do médico e verificar se ele é filiado às sociedades reconhecidas dessas especialidades.
Em nota, a defesa da clínica Dr. Plástica afirmou que todas as cirurgias foram feitas em hospitais licenciados e que pacientes que precisarem de retorno receberão suporte. Sobre devoluções de valores, disse que os casos serão analisados individualmente e que o ressarcimento será feito de forma parcelada a partir do ano que vem. A clínica ressaltou ainda que Herbert Gauss não realiza atendimentos desde que teve o registro cassado.FONTE: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/11/06/pacientes-denunciam-clinica-de-cirurgia-plastica-em-sp-por-erros-medicos-e-procedimentos-nao-realizados.ghtml