Saiba como descartar móveis, entulhos e eletrodomésticos em ecopontos de Campo Grande
10/09/2025
(Foto: Reprodução) Campo Grande tem cinco ecopontos espalhados pela cidade.
Magno Lemes/TV Morena
Moradores de Campo Grande que possuem móveis inutilizados, entulho de construção ou eletrodomésticos que não funcionam podem realizar o descarte adequado desses materiais em ecopontos — espaços criados para reduzir o impacto ambiental e evitar o acúmulo de lixo em locais impróprios.
A destinação incorreta de resíduos compromete a saúde pública e o meio ambiente, especialmente em regiões próximas a áreas verdes.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Atualmente, Campo Grande conta com cinco ecopontos distribuídos pelos bairros:
Noroeste: Rua Piraputanga esquina com Guarulhos;
Moreninhas: Rua Copaíba entre as ruas Antônio Davi Macedo e Amado Nogueira Moraes;
União: Avenida Roseira, esquina com a Rua Carmem Bazzano Pedra;
Nova Lima: Rua Pacajús, nº 194;
Panamá: Rua Sagarana com a Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues.
De acordo com a coordenadora da equipe de educação ambiental da Solurb, Mara Calvis, os ecopontos recebem materiais diversos, como plásticos, papelão, móveis, eletrodomésticos e eletrônicos.
“Nós chamamos esses resíduos de grandes volumes, que são os móveis em geral, eletro, eletrônicos, computadores, televisores. O resíduo da construção civil e de podas é limitado a um metro cúbico por dia por cidadão. É importante frisar que o ecoponto é voltado ao pequeno gerador. Grandes obras devem utilizar serviços particulares com container", explica.
Segundo ela, não há limite para o descarte de itens recicláveis em geral, como caixas plásticas, garrafas e papel, desde que sejam de uso doméstico.
“Fiz uma limpeza no meu quintal, no meu quartinho da bagunça. Tenho lá muitas caixas plásticas. Então os ecopontos recebem esses grandes volumes, e nesse caso não há limite”, complementa.
Coleta beneficia catadores
Todo o material recolhido pela coleta seletiva é encaminhado a cooperativas de catadores. "Toda a coleta de Campo Grande, seja porta a porta, pelos condomínios ou pelos ecopontos, é doada para cooperativas. Lá, eles separam, prensam, vendem, e geram renda para mais de 130 famílias", afirma a coordenadora.
Descarte irregular é crime, denuncie
O descarte irregular é considerado crime ambiental. A multa pode chegar a R$ 10 mil.
Infrações podem ser denunciadas à Prefeitura pelo telefone 156 ou por meio do aplicativo oficial.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: